Seja bem vindo
Maceió,20/04/2024

  • A +
  • A -

Vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião

A enfermeira do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), Laudiceia Vieira, esclarece que as duas vacinas podem ser tomadas na mesma ocasião.

Fonte: Com Ascom Sesau
Vacinas contra Influenza e Covid-19 podem ser tomadas na mesma ocasião Vacinação / Carla Cleto / Ascom Sesau

É fundamental manter o esquema vacinal sempre atualizado para evitar doenças, entre elas a Influenza e o Covid-19. A enfermeira do Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), Laudiceia Vieira, esclarece que a vacina Influenza trivalente e as vacinas contra a Covid-19, independente do laboratório, podem ser administradas na mesma ocasião, com seringas e agulhas diferentes em locais anatômicos distintos.

“São vacinas seguras e reduzem as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes desses vírus. A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas.”, explicou a enfermeira.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) é responsável pela política de vacinação. Esse Programa desempenha um importante papel na promoção da saúde da população brasileira, por meio da distribuição gratuita dos imunizantes, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico Gustavo Pontes de Miranda, secretário estadual de saúde, orienta a população que todos se imunizem contra os vírus respiratórios. “A principal forma de conter tanto a Influenza como a Covid-19 é com a vacinação. Além disso, as pessoas também podem se prevenir, reforçando a lavagem adequada das mãos, cobrindo o nariz ao espirrar ou tossir e evitando aglomerações, caso esteja com algum sintoma das doenças”, disse o secretário.

Influenza - Segundo o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da Influenza, com grande potencial de transmissão. Ao todo, existem quatro tipos de vírus Influenza: o A, B, C e D. Os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus Influenza A responsável pelas grandes epidemias. O MS informa que a cobertura vacinal para a Influenza em Alagoas é de 72,66% para o público alvo.

Covid-19 - A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda, causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. Conforme o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal de Alagoas para a Covid-19, desde janeiro de 2021, quando começou a vacinação, é de 74,86% para duas doses; 37,74% para três doses e 8,48% para quatro doses. Isso demonstra uma cobertura vacinal baixa no Estado, pois, conforme o calendário atual de vacinação para a doença, a população deveria ter recebido quatro doses para estar imunizada.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login