Seja bem vindo
Maceió,20/04/2024

  • A +
  • A -

PL de Antônio Albuquerque cria programa de combate ao retinoblastoma em Alagoas

Proposta foi aprovada durante sessão nesta terça-feira (27).


PL de Antônio Albuquerque cria programa de combate ao retinoblastoma em Alagoas Foto: Assessoria

A Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) aprovou, nesta terça-feira (27/2), um projeto de lei de autoria do deputado Antônio Albuquerque que dispõe sobre a criação do programa de conscientização, incentivo ao diagnóstico precoce e tratamento do retinoblastoma.

De acordo com a matéria de n° 518/2023, o programa poderá promover, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliações médicas periódicas, com realização de exames clínicos e laboratoriais, assim como campanhas de orientação, prevenção e tratamento.

Entre os objetivos propostos, no artigo 1º do projeto de lei, está a criação de unidades voltadas ao diagnóstico e tratamento da doença, incluindo a constituição de centros oncológicos e cirúrgicos especializados.

O retinoblastoma é um tumor maligno raro, originário das células da retina, afetando um ou ambos os olhos. É o tumor primário mais comum no olho de crianças e tende a ocorrer no início da infância ou em lactentes e pode estar presente ao nascimento.

"Importante sublinhar que o diagnóstico precoce do retinoblastoma é pré-requisito básico para o sucesso do tratamento. Ele pode ser realizado pelo neonatologista ainda na maternidade ou nos exames de rotina pelo oftalmologista nos primeiros anos de vida da criança", destaca o deputado no projeto de lei.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login