Seja bem vindo
Maceió,28/02/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Prefeitura de Atalaia ameaça fechar creche em área de reforma agrária

Comunidade denuncia falta de diálogo e alerta para impactos sociais e educacionais.


Prefeitura de Atalaia ameaça fechar creche em área de reforma agrária Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura de Atalaia está sendo acusada de ameaçar fechar uma creche em uma área de reforma agrária. A Ciranda Creche Dorcelina Folador, inaugurada em 2011 no Assentamento Milton Santos, chegou a ter aproximadamente 100 crianças do campo matriculadas.

De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Alagoas, a creche foi fruto de intensa luta, sendo uma conquista do movimento na região. No entanto, a gestão municipal estaria prestes a encerrar suas atividades sem qualquer diálogo prévio com a comunidade escolar, causando indignação e preocupação entre os moradores locais.

A construção da creche foi realizada pelo Governo do Estado de Alagoas e entregue durante o mandato do então governador Ronaldo Lessa. Desde então, a responsabilidade pela operação do equipamento ficou a cargo do município, que é o ente federativo responsável pela educação infantil na região.

"Muitos anos se passaram com a Ciranda Creche Dorcelina atendendo às necessidades educacionais das crianças dos assentamentos e acampamentos da região. As famílias sempre cobraram a manutenção da creche, bem como a garantia das diretrizes da Educação do Campo.", destaca o MST.

A creche não apenas serviu como um espaço educacional vital para as crianças do campo, mas também foi objeto de inúmeras pesquisas, estágios e dissertações, ressaltando sua importância para o desenvolvimento da comunidade rural e para os estudos relacionados ao tema.

"Até o momento, não houve nenhum tipo de diálogo ou consulta sobre o encerramento das atividades por parte da Prefeitura Municipal. Entendemos que fechar uma escola é um ato que vai contra os direitos fundamentais da educação, e acreditamos na necessidade de reconsideração por parte da gestão municipal", conclui o MST.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login